Oportunidades de Financiamento
CUIDA-TE +
Financiador: IPDJ
Deadline: 15 de novembro de 2022
Valor a concurso: 239 mil euros
Valor máximo:
a) 120 mil euros, que correspondem 130 ações de promoção da saúde através do Teatro;
b) 35 mil euros, que correspondem a 50 ações de promoção da saúde através da Expressão Plástica;
c) 42 mil euros, que correspondem a 60 ações de promoção da saúde através da Música;
d) 21 mil euros, que correspondem 30 ações de promoção da saúde através do Desporto;
e) 21 mil euros, que correspondem a 30 ações de promoção da saúde através da Dança.
Financiamento: 100%
Website: https://programasjuventude.ipdj.gov.pt/cuida_te
Trata-se de um procedimento que tem como objetivo selecionar entidades promotoras sem fins lucrativos que desenvolvam trabalho com e para jovens (entre os 12 e os 25 anos), com uma cobertura territorial nacional que assegure ações em Portugal Continental, a realizar em locais previamente definidos pelo IPDJ.
O Programa “Cuida-te +” visa a promoção da saúde juvenil e dos estilos de vida saudável e procura divulgar iniciativas que utilizem diversos métodos ativos de expressão, como é o caso do teatro, da expressão plástica, da música, do desporto ou da dança, no âmbito das áreas de intervenção do programa (saúde sexual e reprodutiva; saúde mental; comportamentos aditivos e dependências e alimentação e atividade física e desportiva).
Prémio “A Arte Chegou ao Colombo“
Financiador: Centro Comercial Colombo (Lisboa)
Deadline: 30 de novembro de 2022
Valor a concurso: 20 mil euros
Valor máximo: cada finalista selecionado, individual ou coletivo, receberá uma verba de 1000 euros acrescida de IVA, para apoio à produção do trabalho e da sua apresentação na exposição de finalistas. O vencedor do prémio receberá uma verba de 10 mil euros, também acrescida de IVA.
Financiamento: 100%
Website: https://bit.ly/3fglUjb
O Prémio “A Arte Chegou ao Colombo” foi criado em 2020, em resposta à pandemia de Covid-19, com o objetivo de iniciar um novo ciclo através da criação de um projeto de apoio ao setor artístico em Portugal, dando assim um novo impulso à criação de arte contemporânea e um sinal positivo à sociedade numa fase de grande incerteza económica. O objetivo principal é incentivar os artistas participantes a criar uma obra de arte que tenha como denominador comum as “Alterações Climáticas e Sustentabilidade”. Contempla todas as modalidades de artes plásticas e visuais.
Fundo “+ Plus”
Financiador: Casa do Impacto – SCML
Deadline: 30 de novembro de 2022
Valor a concurso: 500 mil euros
Financiamento: 100%
Valor máximo: 50 mil euros (“Testing”) 100 mil euros (“Scaling”)
Website: https://casadoimpacto.scml.pt/3edicao-do-fundo-plus/
Alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, o Fundo “+PLUS” permite aos empreendedores, startups e organizações sociais testar ou aumentar o impacto das suas soluções inovadoras. Estas devem enquadrar-se num dos eixos de atuação do “+PLUS” de acordo com o seu grau de maturidade: “Testing” para soluções em fase inicial de implementação e com elevado potencial de impacto ou “Scaling” para soluções já implementadas e com resultados de impacto comprovados. Em ambos os eixos, o apoio financeiro tem a duração mínima de um ano e máxima de dois.
Global Change Award
Financiador: H&M Foundation
Deadline: 8 de dezembro de 2022
Valor a concurso: 1 milhão de euros
Valor máximo: 200 mil euros
Financiamento: 100%
Website: https://hmfoundation.com/gca/
O financiamento pretende acelerar a transformação da indústria da moda, tornando-a mais sustentável, promovendo a proteção do ambiente e apoiando projetos que se encontrem em fase embrionária. Para 2023, a H&M Foundation apoia projetos, durante um ano, em três categorias:
1. Regenerar – soluções para efeitos positivos;
2. Reaproveitar – soluções para circularidade;
3. Re-imaginar – soluções sobre as quais ainda nem pensámos.
“Festivais Acessíveis“
Financiador: Turismo de Portugal
Deadline: Programa em vigor até 31 de dezembro de 2023. As candidaturas deverão ser apresentadas, no mínimo, até três meses antes do primeiro dia do festival.
Valor a concurso: Não comunicado
Valor máximo: 15 mil euros
Financiamento: 100%
Website: https://bit.ly/3FrI8t6
O Programa “Festivais Acessíveis” é uma iniciativa conjunta do Turismo de Portugal e do Instituto Nacional para a Reabilitação que visa promover e distinguir práticas inclusivas em eventos culturais de largo espectro que apresentem condições que permitam a acessibilidade e inclusão. Estes devem apresentar idênticas condições de conforto, segurança e autonomia de todos os públicos sem exceção, incluindo de pessoas com necessidades específicas a nível motor, sensorial e cognitivo, ou ainda aquelas que, em virtude do seu percurso de vida, se apresentem transitoriamente condicionadas, como grávidas, crianças e seniores.
Prémios Fundación Mapfre à Inovação Social
Financiador: Fundação Mapfre
Deadline: 17 de novembro de 2022
Valor a concurso: 120 mil euros
Valor máximo: 40 mil euros
Financiamento: 100%
Website: https://bit.ly/3sWRQwr
O objetivo dos Prémios Fundación MAPFRE à Inovação Social é possibilitar o crescimento de propostas que, pelas suas características, resolvam e melhorem certos aspectos do mundo em que vivemos. Esses aspetos estão concentrados em três categorias:
1) Mobilidade sustentável
2) Economia sénior
3) Melhoria da saúde e tecnologia digital (e-health).